Rádio América Web de Arambaré A sua conexão com a música e informação Programas variados, entrevistas e muito mais!!
A experiência do filme Viagem Fantástica, de 1966, em que um grupo de cientistas embarca em um submarino que é encolhido e inserido dentro de um ser humano — e, por lá, percorre por todas as partes da anatomia, com a tecnologia de hoje, está bem distante de ocorrer. Para não dizer que é impossível.
Porém, para quem tem curiosidade de ver de perto como é o corpo humano real por dentro, com todos os seus mínimos detalhes, a exposição internacional Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano retorna à Porto Alegre. Depois de uma década, a reestreia ocorre nesta segunda-feira (10), a partir das 14h, no Barra Shopping Sul.
A mostra, que deve ficar por um mês instalada na Capital — prazo que pode ser prorrogado por mais 30 dias — apresenta nove corpos reais, em poses inusitadas, seja praticando esportes ou dançando, para detalhar ao público uma visão tridimensional da espécie humana, ilustrando os sistemas do corpo em uma forma dinâmica.
Além destes corpos completos, outros cem espécimes e segmentos, que contam com órgãos, também estão dispostos por oito galerias. A ideia é que o visitante conheça a estrutura de cada sistema da maneira mais real possível. Estão ali cérebros, corações, pulmões, rins, vasos sanguíneos, fígados, peles e ossos. Tudo muito esmiuçado, detalhado, impressionante.
E, mesmo que o nome da exposição carregue o nome de Human Bodies – corpos humanos, na tradução do inglês –, existe uma ala destinada a outros animais. Um corpo real de carneiro-selvagem, por exemplo, mostra o seu esplendor físico e a complexidade de sua estrutura. Outros espécimes também estão à disposição, como coelhos, sapos e lagartixas, reforçando as semelhanças e as diferenças internas entre os humanos e os bichos.
— A gente está vivendo uma fase em que a ciência costuma ser questionada. E as pessoas podem vir aqui e ver com os próprios olhos como é o corpo, como ele funciona, várias anomalias que podem acontecer, problemas de saúde que acometem as pessoas. Aqui a pessoa tem a oportunidade de conhecer isso ao vivo, falar sobre isso. Então, essa é a nossa missão: entreter, claro, mas educar também — explica Ana Maria Lima Santos, gerente geral da exposição.
Assim, é possível compreender doenças de uma maneira nova e, ainda, esclarecer os danos e lesões causados por problemas de saúde, como obesidade, artrite, câncer de mama e tabagismo aos órgãos. Também está presente uma cronologia de gestação, representada por fetos de diversos tamanhos, mostrando como é o seu desenvolvimento. Os corpos foram doados por gestantes que sofreram abortos espontâneos.
GZH